Papéis Estratégicos

Papéis Estratégicos para os Sistemas de Informação

Como os conceitos de estratégias competitivas apresentados anteriormente podem ser aplicados ao papel estratégico dos sistemas de informação?
A tecnologia da informação pode ser utilizada para implementar uma diversidade de estratégias competitivas. Entre elas se incluem as cinco estratégias competitivas básicas(diferenciação, custo, inovação, crescimento e aliança), bem como outras maneiras pelas quais as empresas podem utilizar estratégicamente os sistemas de informação para obterem vantagem competitiva. Por exemplo:



  1. Reduzir Custos;
  2. Diferenciar;
  3. Inovar;
  4. Promover Crescimento;
  5. Desenvolver Alianças;
  6. Melhorar a Qualidade de Eficiência;
  7. Montar uma Plataforma de TI.



  • Outras Estratégias:


  1. - Utilizar SI interorganizacionais para criar custos de troca e reter clientes e fornecedores.
  2. - Utilizar investimentos em TI para erguer barreiras ao ingresso de estranhos ao setor.
  3. - Utilizar componentes de TI para desencorajar a substituição de produtos concorrentes.



  • Melhorando os processos empresarias:


Os investimentos em TI podem ajudar a tornar substancialmente mais eficiente os processos operacionais de uma empresa e muito mais eficazes os seus processos gerenciais. Ao realizar essas melhorias em seus processos empresariais, uma empresa pode ser capaz de:


  1. Drasticamente reduzir custos;
  2. Melhorar a qualidade e o atendimento ao cliente;
  3. Desenvolver produtos inovadores para novos mercados;



  • Promovendo a inovação empresarial:


Os investimentos em tecnologia dos sistemas de informação podem resultar no desenvolvimento de produtos, serviços e processos. Isto pode:


  1. -Gerar novas oportunidades de negócios;
  2. -Permitir que uma empresa se expanda para novos mercados;
  3. -Permitir que uma empresa e expanda para novos segmentos de mercados existentes;



  • Retendo Clientes e Fornecedores:


Os investimentos em TI também podem permitir a uma empresa reter clientes e fornecedores(e barrar concorrentes) pela formação de novas relações valiosas com eles. Isto pode ser realizado:

-Impedindo que clientes e fornecedores abandonem uma empresa em favor de suas concorrentes ou intimidando uma empresa quanto a aceitação de relações menos lucrativas.
-Oferecendo melhor qualidade de atendimento aos clientes, o que permite que as empresas se diferenciem de suas concorrentes.


  • Criando Custos para Troca:


Uma ênfase importante nos sistemas de informação estratégicos é embutir custos de trocas nas relações entre a empresa e seus clientes ou fornecedores. Ou seja:
Os investimentos em tecnologia dos sistemas de informação podem tornar os clientes ou fornecedores dependentes do uso continuo de sistemas de informação inter organizacionais inovadores e mutualmente vantajosos. Por isso, esses clientes e fornecedores hesitam em pagar os custos de tempo, dinheiro, esforço e inconveniência que seriam acarretados pela troca por concorrentes da empresa.



  • Levantando Barreiras ao Ingresso:


Os investimentos em TI aumentam a eficiência operacional e podem criar barreiras para movas empresas no ramo e podem desencorajar empresas que já estão no mercado. Isto pode ser realizado:

-Aumentando a quantidade de investimentos ou pela complexidade da tecnologia necessária para competir em um segmento no mercado.
-Desencorajando empresas que já estão no ramo e impedindo que empresas de fora ingressem no mesmo.

Desenvolvendo uma Base Estratégica de Informações:

Os SI permitem que uma empresa desenvolva uma base estratégica de informações capaz de fornecer informações para apoiar as estratégias competitivas da empresa. O banco de dados de uma empresa é considerado um recurso estratégico que é utilizado para apoiar o planejamento estratégico, o marketing e outras iniciativas estratégicas. Esses recursos são usados em áreas como:


  • Reter clientes e fornecedores 

-Formar novas e valiosas relações com eles. Isso pode impedir que clientes e fornecedores abandonem uma empresa em favor de suas concorrentes ou intimidem uma empresa quanto à aceitação de relações menos lucrativas.

  • Embutir custos de trocas

-Tornar cliente ou fornecedores dependentes do uso continuo de sistemas de informação inter organizacional inovadores e mutualmente vantajosos.
-Clientes ou fornecedores hesitam em pagar os custos de tempo, dinheiro, esforço e incomodo que ocorreriam pela troca por concorrentes da empresa.


  • Erguer Barreiras ao Ingresso

-Aumentar a quantidade de investimentos ou a complexidade da tecnologia necessária para competir em um setor ou segmento de mercado pode desencorajar ou retardar a entrada de outras empresas no mercado.


  • Alavancar os Investimentos em Tecnologias da \informação
-Investindo em sistemas de informações avançados e computadorizados para melhorar sua própria eficiência.
-Intranets e extranets corporativas possibilitam às empresas alavancar seus investimentos anteriores em navegadores de internet, Pc's, servidores e redes cliente/servidor.









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