Conceitos



Conceitos de Estratégias Competitivas

O papel estratégico dos SI envolve utilizar TI para desenvolver produtos, serviços e capacidades que confiram a uma empresa vantagens estratégicas sobre as forças competitivas que ela enfrenta no mercado mundial. este papel gera sistemas de informaçao estratégicos, que apoiam ou moldam a posição e estratégias competitivas de uma empresa. Por isso um sistema de informação estratégico pode ser qualquer tipo de sistemas de informação que ajude uma organização a:



  • Obter uma vantagem competitiva
  • Reduzir uma desvantagem competitiva
  • Alcançar outros objetivos estratégicos


Segundo Michael Porter, uma empresa pode sobreviver e ter sucesso no longo prazo se ela desenvolver eficazmente estratégias para enfrentar cinco forças competitivas que definem a estrutura da competição em seu ramo de atividade. essas forças incluem:



  • Rivalidade de concorrentes debtro de seu ramo de atividades
  • Ameaça de novos concorrentes 
  • Ameaças de substitutos
  • Poder de barganha dos clientes 
  • Poder de barganha dos fornecedores


As estratégias competitivas podem ajudar a empresa a enfrentar as forças competitivas. Entre elas:





Estratégias de Liderança em Custo



  • Tornar-se um produtor de bens e serviços de baixo custo
  • Descobrir maneiras de ajudar fornecedores ou clientes a reduzirem seus custos 
  • Aumentar os custos de concorrentes.

Estratégia de Diferenciação


  • Desenvolver maneiras para diferenciar produtos e serviços dos concorrentes 
  • Reduzir as vantagens de diferenciação dos concorrentes.



Estratégias de Inovação


  • Encontrar novas  maneiras de fazer negócios
  • Desenvolver novos produtos e serviços
  • Ingressar em novos mercados ou segmentos do mercado.
  • Estabelecer novas aliançar comerciais
  • Encontrar novas maneiras de produzir bens/serviçios
  • Encontrar novas maneiras de distribuir produtos/serviços.



Estratégias de Crescimento


  • Expandir significamente a capacidade da empresa para produzir bens e serviços
  • Expandir para mercados mundiais 
  • Diversificar em novos produtos e serviços

Estratégias de Aliança

  • Estabelecer novas alianças comerciais com clientes, fornecedores, concorrentes, consultores e outras empresas(fusões, formação de empresas virtuais, etc).





Nenhum comentário:

Postar um comentário