Conceitos de Estratégias Competitivas
O papel estratégico dos SI envolve utilizar TI para desenvolver produtos, serviços e capacidades que confiram a uma empresa vantagens estratégicas sobre as forças competitivas que ela enfrenta no mercado mundial. este papel gera sistemas de informaçao estratégicos, que apoiam ou moldam a posição e estratégias competitivas de uma empresa. Por isso um sistema de informação estratégico pode ser qualquer tipo de sistemas de informação que ajude uma organização a:
- Obter uma vantagem competitiva
- Reduzir uma desvantagem competitiva
- Alcançar outros objetivos estratégicos
Segundo Michael Porter, uma empresa pode sobreviver e ter sucesso no longo prazo se ela desenvolver eficazmente estratégias para enfrentar cinco forças competitivas que definem a estrutura da competição em seu ramo de atividade. essas forças incluem:
- Rivalidade de concorrentes debtro de seu ramo de atividades
- Ameaça de novos concorrentes
- Ameaças de substitutos
- Poder de barganha dos clientes
- Poder de barganha dos fornecedores
As estratégias competitivas podem ajudar a empresa a enfrentar as forças competitivas. Entre elas:
Estratégias de Liderança em Custo
- Tornar-se um produtor de bens e serviços de baixo custo
- Descobrir maneiras de ajudar fornecedores ou clientes a reduzirem seus custos
- Aumentar os custos de concorrentes.
Estratégia de Diferenciação
- Desenvolver maneiras para diferenciar produtos e serviços dos concorrentes
- Reduzir as vantagens de diferenciação dos concorrentes.
Estratégias de Inovação
- Encontrar novas maneiras de fazer negócios
- Desenvolver novos produtos e serviços
- Ingressar em novos mercados ou segmentos do mercado.
- Estabelecer novas aliançar comerciais
- Encontrar novas maneiras de produzir bens/serviçios
- Encontrar novas maneiras de distribuir produtos/serviços.
Estratégias de Crescimento
- Expandir significamente a capacidade da empresa para produzir bens e serviços
- Expandir para mercados mundiais
- Diversificar em novos produtos e serviços
Estratégias de Aliança
- Estabelecer novas alianças comerciais com clientes, fornecedores, concorrentes, consultores e outras empresas(fusões, formação de empresas virtuais, etc).
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